02 julho 2014

Carta de Hogwarts - Passo a Passo


Olá meus queridos e minhas queridas! Primeiramente quero deixar esclarecida essa ausência de três longos meses, meus motivos são justos - semana de provas ft. trabalhos da faculdade - porém, um dos meus trabalhos gerou esse post, que, sim, como o nome da postagem já diz, vou estar lhes mostrando como elaborei um cartão/carta de Hogwarts.

1º Porque cartão/carta? 
Como alguns sabem, faço faculdade de Design, e neste período - que graças a Deus terminou - eu tive uma disciplina (que gabaritei) chamada Produção e Análise Gráfica, onde abordávamos temas como tipografia, tipos de papel, tipos de impressão, cortes diferenciados em peças gráficas, cartões de visita, revistas, jornais etc. Um dos trabalhos propostos foi: Elaborar um cartão - de convite para festa ou desses que você presenteia alguém - com o tema Hallowen, o cartão deveria ter corte especial; que é um corte fora do padrão normal. reto, ao qual estamos acostumados, e tinha que ter um acabamento especial, tipo verniz localizado, alguma coisa em relevo ou metalizada e tudo mais. Viciada em Harry Potter do jeito que sou, não levou muito tempo pra ideia surgir, e olha o que aconteceu! 


Esse é o resultado final de um trabalho de faculdade de uma garota de vinte e um anos, que recebeu a nota máxima (cof cof). E agora vamos ao passo a passo. 

Primeiro Passo, escolhi um formato para o meu cartão, que tinha que ter um formato/corte diferenciado, então me baseei em pergaminhos por causa da cor que se assemelha a cor da carta original e precisava ter um ar antigo like a Dumbledore. O escolhido foi esse aqui:


Segundo Passo, com o formato escolhido, usei o Corel Draw pra montar minha composição, escolhendo o lado certo em que ficaria a capa da frente, a de trás e a parte de dentro, depois procurei por brasões de Hogwarts pra usar na capa - importante usar arquivos em png. que já vem sem fundo nenhum e você não perde tempo recortando - na parte de trás eu coloquei meu nome e o símbolo do meu curso na faculdade, só pra caracterizar mais o trabalho. A parte de fora da capa ficou assim:


Terceiro Passo, para fazer a parte de dentro, onde tenho que colocar todas as informações, nome, endereço, assinatura e tudo mais, procurei o modelo de carta que mais se assemelhava ao original, as cores, as fontes, o tamanho; e o resultado foi esse:


Fontes usadas: Acceptance Letter, para as informações gerais; Windsongpara as assinaturas; e Shonar Bangla, na nota de rodapé Hogwarts School etc.

Quarto Passo, o envelope. Pra isso peguei pronto da web já, porque eu queria que ele tivesse as voltinhas iguais as do original, e como o tamanho do meu cartão é A5, meu envelope ficou no tamanho A3. Usei essa imagem aqui:


Quinto Passo, foi um zelo meu, mas fiz questão de fazer o selo de Hogwarts, usando giz de cera vermelho por favor crianças peçam a ajuda de um adulto para esta parte pois bem, usando um pedaço de giz normal, de colorir, derreti-o todo, dentro de uma concha de cozinha, depois usei um recipiente circular vazado, tipo um anel, porque se não fosse esse anel eu nunca teria feito esse selo direito; mas você pode fazer isso com uma moeda que também funciona, depende da disponibilidade de cada um. Eu risquei um H no meu selo, depois de seco, porque eu jamais teria paciência o bastante pra riscar o brasão de hogwarts inteiro nele, vamos combinar; enfim, meu selo ficou assim: 


E fim! Imprimi tudo em papel couchê e recortei o cartão, tomando cuidado pra ele se manter como um cartão, cortei o envelope também, dobrei e colei tudo. O selo eu só colei na parte de cima, pra poder abrir e fechar o envelope sem quebrá-lo ou ter que descolá-lo. 


E vocês ainda estão esperando suas cartas de Hogwarts?
Beijitos! Boas férias a todos ☺







Um comentário :

Te lembra de deixar seu comentário com o link do seu blog: