O Que é Um Suvenir?

Enjoada com nomes como sou, demorou muito até que eu chegasse em um consenso comigo mesma sobre um nome, já tive diversos blogs e abandonei todos eles por desencantamento ou porque esqueci a senha, tenho um Tumblr com esse mesmo nome, e agora meu tumblr de nome singelo, suave e simpático ganhou uma versão no blog, pra eu poder falar sobre tudo que de certa forma gosto de colecionar, mas colecionar não apenas no sentido literal da coisa, colecionar no sentido de querer manter por perto, descobrir coisas interessantes que fazem sentido e me melhoram de certa forma e querer compartilhar expondo meu ponto de vista sobre esse determinado assunto; dentre outras infinidades, como algo que milagrosamente eu saiba fazer e queira demonstrar como fiz e por aí vai.

O significado de um suvenir, segundo nosso amigo Wikipédia, é fascinante o bastante pra fazer com que todos entendam o que quero dizer com Coleção de Suvenirs; um suvenir ou souvenir (do francês, para la memoria) é um objeto que resgata memórias que estão relacionadas ao destino turístico Se um viajante compra um suvenir nas férias, ele irá, provavelmente, associar o suvenir às suas férias. Recordará esse momento especial cada vez que o olhar.

Os turistas compram os suvenires como presentes para pessoas queridas. E sim, palavras podem servir como presente, em determinados momentos. É comum em muitas culturas. Em Camarões, por exemplo, a ideia é que alguém que pode permitir-se viajar pode também permitir-se trazer algo para os que não podem. No Japão, se conhece como omiyage e se compram para ser compartilhados com os companheiros de trabalho e com familiares. A Fita do Bonfim, além de um suvenir, é também tido como amuleto (fora seu contexto histórico e tudo mais).

Pessoas podem ser suvenirs. Músicas, filmes e especialmente, palavras. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Te lembra de deixar seu comentário com o link do seu blog: