11 janeiro 2016

Resenha #02 - Onde a Lua Não Está, de Nathan Filer

Primeira postagem de 2016, eu sei, porém, esse ano farei mais resenhas, customizações etc etc ok? Ok! "Mesmo sendo época de TCC na faculdade, Tainá?" Então, escrever é o que faço de melhor, né, tentaremos. 

Enfim, preciso falar sobre esse livro maravilhoso que li em 2014, sei que já faz um tempo desde o lançamento dele mas estive reparando que a repercussão foi menor do que eu esperava, não faz jus á história e esta, aliás, faz parte da minha Coleção de Suvenirs indubitavelmente. Esse livro eu ganhei de cortesia do Skoob, e foi a única cortesia que ganhei na vida, pra falar a verdade, é da Editora Rocco e tem um título e uma capa maravilhosa. 



O livro é narrado em primeira pessoa, e o narrador é o Matthew. Matthew tem um irmão mais velho, chamado Simon, e Simon é uma pessoa especial. Os meninos, juntamente com os pais, fazem uma viagem de férias. Lá, eles aprontam feito meninos de pouca idade, mas alguma coisa dá errado. Desde então, Matthew se sente culpado pelo que aconteceu com o irmão mesmo que não consiga se lembrar. A história gira em torno das lembranças confusas de Matthew, ao mesmo tempo em que relata as etapas e os sintomas da esquizofrenia, sempre pela perspectiva de Matthew, que as vezes tem de desenhar para se expressar melhor, outras vezes datilografar. Realmente as vezes fica confuso acompanhar o raciocínio, são 269 páginas de um jogo de palavras muito bem escolhidas, é preciso atenção e algumas recapitulações. Ah, e um caderninho de anotações pra relembrar das citações favoritas. 

Embora pareça um drama sobre um rapaz problemático, ao desfecho, compreendemos que trata-se de um romance com final feliz que foge dos estereótipos, nos dando um choque de realidade daqueles que renovam nossas esperanças e nos faz refletir sobre nossa capacidade de resistir, de persistir e de amar e aceitar quem somos. 

E juro! É um desses livros que nos deixam com ressaca literária, eu demorei boas semanas pra conseguir encarar outra leitura. 


Gostou? Não esquece de deixar seu comentário. Ok? Bjkx 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Te lembra de deixar seu comentário com o link do seu blog: